sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MÍDIA - Notícias alarmistas são de má fé.

O Globo está querendo criar um clima para a retomada da alta dos juros, defendendo dessa forma os interesses do mercado financeiro.

José Dirceu

São de má fé as notas alarmistas de certos jornais de que tudo vai faltar porque o presidente Lula mandou consumir e o credito é farto e mais barato. Como esse título de O Globo de hoje, manchete principal no alto da 1ª página, "Lula estimula mais consumo e produtos começam a faltar".

Pior, ainda, é o suporte que tentam dar a essas matérias - como conseqüência do maior consumo e mais crédito barato podemos ter inflação e juros mais altos. É uma noticia no mínimo tendenciosa já que podemos perfeitamente atender a demanda. É só uma questão de retomada da produção e de reposição de estoques.

Não há nada que impeça o país de tomar medidas para o aumento da produção - ou importação, quando for o caso. Ao contrário do que dizem os jornais, do jeito que estamos, com retomada do crescimento econômico a pleno vapor é muito melhor.

As dores e crises do crescimento, principalmente com aumento do emprego e da renda como é o caso do Brasil, são sempre melhores que a recessão ou os baixos índices de desenvolvimento econômico. Só não vê quem não quer.

Ou, quem teme o crescimento e seus efeitos no apoio popular ao presidente e na aprovação ao seu governo - isto é, quem tem medo desse quadro econômico saudável na disputa de seus candidatos na eleição de 2010.

Nenhum comentário: