quarta-feira, 23 de setembro de 2009

POLÍTICA - Como dizia Ibrahim Sued, "enquanto os cães ladram, a caravana passa".

Newsweek diz que Lula é "o político mais popular do planeta"

Depois de dedicar duas de suas capas neste ano ao Brasil e ao seu governo, a prestigiada revista americana Newsweek voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma reportagem intitulada “O político mais popular da Terra”, publicada em seu site, a revista afirma que Lula fez um trabalho “espetacular” em seus sete anos de governo.
A revista diz ainda que o petista é a estrela da Assembleia Geral da ONU, que ocorre em Nova York. "Na Assembleia Geral da ONU, as câmeras focam o presidente americano, Barack Obama, ou o iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, mas a grande estrela vai ser um ex-operador de torno barbudo: Luiz Inácio Lula da Silva e sua aprovação de mais de 70%", diz a publicação.

Segundo a reportagem, o político fez um trabalho "espetacular" no Brasil, mas questiona: "pode Lula resistir à tentação de jogá-lo (o trabalho) fora?".

O título da reportagem se refere à fala de Obama durante encontro do G20 em Londres em abril, quando o americano disse: "esse é o cara. O político mais popular do planeta".

Acompanhado por uma entrevista exclusiva, o texto procura explicar a popularidade de Lula e descreve sua história, da infância à presidência, passando por suas atividades como líder sindical. A “Carta ao povo brasileiro”, publicada em julho de 2002 para acalmar empresários que temiam sua eleição, é citada como “a jogada de sua carreira”.

Segundo a reportagem, o Brasil resistiu à crise econômica como nenhuma outra nação. "As pessoas duvidavam quando eu disse que íamos ser os últimos a entrar na crise e os primeiros a sair", diz Lula em entrevista à Newsweek.

A revista afirma também que, apesar das conquistas econômicas, a grande habilidade de Lula é vender reformas para a população pobre, que acaba por olhar o presidente como um "salvador". Contudo, segundo a reportagem, ao contrário de outros líderes populares da América Latina, Lula faz tudo "dentro das regras".
Fonte:Site O Vermelho.

Nenhum comentário: