domingo, 26 de julho de 2009

CENTRAIS SINDICAIS DISCUTEM ELEIÇÕES 2010.

Força Sindical e CUT, as duas maiores centrais do país, vão discutir em seus congressos nacionais, marcados para esta e para a próxima semana, respectivamente, quem pretendem apoiar nas eleições de 2010.

A reportagem é de Guilherme Barros e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 26-07-2009.

A maior parte dos dirigentes da Força (ou 90% deles) deve dar apoio à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), nome mais cotado no PT para suceder Lula, caso o PSDB confirme José Serra para disputar o cargo de presidente.

"Quando o governador Serra atendeu os sindicalistas? Na greve dos policiais civis [quando houve confronto entre policiais militares e civis no final de 2008] e na dos professores da USP, deu para notar como ele trata o movimento sindical. Apoiamos quem tem ligação com temas trabalhistas", diz o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), presidente da Força.

Se o nome do governador mineiro, Aécio Neves, for o escolhido para disputar a candidatura tucana à Presidência, o cenário na Força é outro. Nesse caso, 70% dos dirigentes da Força tendem a apoiar o PSDB.

A terceira hipótese é se o deputado federal Ciro Gomes (PSB) não tiver apoio do PT para se candidatar ao governo paulista e decidir concorrer à Presidência. "Nesse caso, 30% devem defender o nome de Ciro. Dilma também teria esse mesmo percentual. E 40% dos dirigentes devem apoiar Aécio", diz Paulinho. A discussão na Força deve envolver 3.500 dirigentes de 1.600 sindicatos.

A CUT, central historicamente ligada ao PT, informa que em seu congresso o debate, que deve envolver 2.300 dirigentes, será feito sobre "projetos", e não "candidatos". Mas um fato é certo: os dirigentes são contra a candidatura Serra. "Somos contra qualquer candidato com esse perfil", diz João Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT. "Qualquer candidato contra o Serra terá nosso apoio." Quintino Severo, secretário-geral da CUT, diz que Dilma é a mais "afinada" com o projeto dos cutistas.
Fonte:IHU

Nenhum comentário: