terça-feira, 28 de julho de 2009

ASSESSOR DE LULA TEME ONDA DE GOLPES NA AMÉRICA LATINA.

Realmente há esse perigo já que foi aberto um precedente que pode estimular outros golpes.E eu que pensava que essa história de golpes já era!


Caso Manuel Zelaya não seja reempossado, uma onda de golpes semelhantes ao de Honduras poderá ocorrer na América Central. É o que teme o Brasil, segundo disse ontem, no Rio, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia.

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 28-07-2009.

"O Brasil está preocupado com essa questão, sobretudo porque teme um efeito negativo que poderia ter na região um golpe de Estado não combatido e não punido. Estamos intervindo pelos canais de que dispomos para tentar resolver. E, se for necessário, o Brasil acrescentará outras medidas", afirmou Garcia, em seminário sobre a paz no Oriente Médio, no Palácio Itamaraty.

Mais tarde, o chanceler Celso Amorim foi menos veemente, embora tenha também reafirmado a condenação do golpe.

"Não temo uma onda de golpes, porque acho que a democracia está bem instalada, mas é preciso agir com firmeza neste caso para que ninguém seja tentado a fazer a mesma coisa. É o que a OEA [Organização dos Estados Americanos] fez para que o governo [interino] de Honduras veja que não tem condições de permanecer no poder", afirmou.

Ele propôs uma nova reunião da OEA para discutir medidas adicionais de retaliação ao golpe.
Fonte:IHU

Nenhum comentário: