quarta-feira, 24 de junho de 2009

CASO SIMONAL - Esclarecimento de Meire Bottura.

Meire Bottura deixou um novo comentário sobre a sua postagem "FURO DA FOLHA- Simonal era dedo-duro,sim.":

Furo da Folha???

Caro Sr. Carlos Augusto, não sei se o senhor está sabendo, mas, não houve furo. Desde a morte de Simonal, a mesma reportagem vem sendo insistentemente reeditada – foi veiculada originalmente em 26/6/2000, dia seguinte à morte do cantor.

Mário Magalhães NÃO APRESENTOU dados novos como tentou aparentar. Os tais documentos, que ele tanto afirma ter descoberto, há muito tempo são de conhecimento público: já foram vistos, revistos, estudados e analisados por pessoas da mais alta competência e, inclusive, foram objeto de estudo em dissertações e teses de mestrado. E, vale ressaltar, as conclusões destes estudos DIVERGEM EM MUITO das opiniões apresentadas pelo articulista.

Requentar matérias com tom tendencioso não é fazer jornalismo. Novamente, Mário Magalhães apenas fragmentou as informações e "definiu" uma prova para que prevalecesse a sua opinião. Tomou por base declarações que, por inúmeras razões, derivam de fontes duvidosas e até mesmo de interesses pessoais, e que não provam absolutamente nada.

O processo em questão, movido pelo governo brasileiro no auge da ditadura, é desqualificado por diversos juristas, assim como as circunstâncias em que os depoimentos foram dados. Além disso, é no mínimo curioso que um colaborador tão "importante" da ditadura tenha sofrido todo esse revés público – sendo processado e condenado. E quanto ao juiz do caso, quem era? Qual a sua trajetória no contexto histórico? Ou, como explicar que a ditadura também prendeu e torturou Erlon Chaves, que além de maestro de Simonal, era seu amigo pessoal? E quanto às falhas no processo? E os depoimentos que ESTRANHAMENTE não constaram na sentença final? Mário Magalhães realmente investigou todas essas questões? Por que Mario Magalhães não entrevistou o Jornalista Ricardo Alexandre, ou o historiador Gustavo Alonso, que tanto pesquisaram o assunto e preparam livros sobre Simonal? E a pergunta chave: quem Simonal delatou? Mário Magalhães tentou encontrar essa resposta?

Não cabe a mim apurar essas e outras questões, mas é desonesto com o leitor querer ter a palavra final sem levar em conta todas as considerações possíveis. Há muito mais a se analisar neste caso e não cabe reduzi-lo à sentença judicial em questão. Historiadores não se baseiam apenas em documentos, estudam também a dinâmica, a estrutura, a conjuntura, as leis e as condições da realidade histórica.

Lamento que certos jornalistas, cuja ferramenta de trabalho é a palavra (que tem poderes de construir e destruir) não se dêem ao trabalho de averiguar os fatos. Jornalismo se faz com responsabilidade e isenção: desqualificar o filme sobre o cantor, os documentos existentes, os estudos já realizados e os depoimentos que inocentam Wilson Simonal é tentar “vender” ao leitor uma verdade absoluta construída com base em suposições.

Conheço os filhos de Simonal, sei de seus valores e de sua integridade, e cada vez que um ataque desses é feito só faz aumentar a minha admiração pelo homem e pelo artista que foi Wilson Simonal. A perseguição e toda a crueldade que Simonal e família sofreram certamente foram imensas, e no entanto, os seus filhos jamais fizeram dessa dor uma bandeira.

Sinceramente, não sei qual é o real interesse do senhor Mário Magalhães. Se a intenção era o esclarecimento dos fatos, novamente ele falhou. Lamentável.

Um comentário:

Anônimo disse...

CAROS SEM-MÍDIA,
USO ESTE ESPAÇO NÃO PARA COMENTAR O POST SOBRE O SIMONAL, MAS PORQUE ESTOU EU MESMO SEM MÍDIA EM MINHA CIDADE. EU EXPLICO:
ESTÁ EM CURSO MAIS UMA PIZZA DEMOTUCANA EM ARARAQUARA-SP.
DURANTE ANOS O DINHEIRO DA APM (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES ) FOI DESVIADO DAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS. PELA DESENVOLTURA DOS PIZZAIOLLOS SUSPEITA-SE QUE TENHAM BONS AMIGOS NA ALESP. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA CIDADE SE CALAM.
POR FAVOR DIVULGUEM:
http://educaforum.blogspot.com/