domingo, 19 de abril de 2009

LIVRO QUE CHÁVES DEU DE PRESENTE A OBAMA SE TRANSFORMA EM "BESTSELLER".

Muito boa a idéia do Cháves, melhor ainda se o Obama resolver ler o livro o qual, apesar de ter sido escrito na década de 70, continua sendo uma referência para um melhor entendimento da realidade latino-americana.
Carlos Dória.

'As Veias Abertas da América Latina' é obra simbólica da esquerda.
Publicação já figura entre as mais vendidas em loja virtual.

O livro "As Veias Abertas da América Latina", que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu de presente ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se transformou em poucas horas em um bestseller no Amazon.com.

O livro de bolso traduzido para o inglês estava na sexta-feira (17) na posição 60.280 dos livros mais vendidos da portal, mas depois do "gesto literário" de Chávez a Obama, a obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano já era uma das mais cotadas no portal.

--------------------------------------------------------------------------------
O livro, considerado de culto pela esquerda do continente, já estava na 14ª posição na noite deste sábado, segundo pôde comprovar a Efe.

O gesto de Chávez aconteceu no início da reunião entre o presidente americano e os líderes de União de Nações Sul-americanas (Unasul), que aconteceu hoje antes de se iniciar a primeira sessão plenária da V Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago.

Na reunião da Unasul, Chávez se levantou para dar uma palmada no ombro de Obama e entregar-lhe perante as câmeras o livro.

Obama, que o cumprimentou com um cordial "Como estás?" em espanhol, agradeceu o gesto e mostrou sorridente o livro aos fotógrafos antes de continuar a reunião.

Galeano, que escreveu "As Veias Abertas da América Latina" nos anos 70, se transformou em um expoente chave da esquerda do continente e um participante recorrente de foros alternativos.

Este livro, que relata a história da América em forma cronológica e através de relatos curtos, dá conta dos abusos cometidos pelos colonizadores europeus contra os povos originais e do saque ao qual foram submetidos os territórios que hoje formam a América Latina e o Caribe.

Fontes da Casa Branca qualificaram o livro recebido por Obama como uma obra acadêmica que representa "a base da teoria da dependência da América Latina" com o vizinho do norte.
Fonte:blog Brasil, Brasil

Nenhum comentário: