sexta-feira, 27 de março de 2009

VENEZUELA - Aprovação de Chaves chega a 71, 2%

Depois do 15 de fevereiro - quando foi realizado o referendo que aprovou a reeleição ilimitada para cargos públicos eletivos -, a aceitação popular do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua em ascenção, atingindo, no mês de março, 71,2% de apoio popular. O percentual supera inclusive a média do ano de 2008 ( 69,3%).


Os dados foram revelado pelas recentes pesquisas do Instituto Venezuelano de Análise e Dados (IVAD). A sondagem nacional, realizado de 13 a 23 de março, refletiu a opinião de 200 mil entrevistados, nas principais cidades do país. A margem de erro da pesquisa fica entre 1,03% e 2,37%.

Neste contexto, 51,7% dos entrevistados confirmou que a situação geral do país é boa, estão diminuindo os níveis de desemprego, crise econômica e desabastecimento de produtos no mercado, enquanto aumentaram as políticas públicas relativas a saúde, educação e habitação.

Em relação aos resultados eleitorais da Emenda Cosntitucional, 62% dos participantes da pesquisa reafirma a transparência do órgão eleitoral e está de acordo com a oção vencedora.

Cabe destacar que, em fevereiro passado, a estadunidense North American Opinion Research, Inc. (Naorinc) divulgou uma enquete aplicada em todo o país, que refletiu um nível de aceitação da gestão do presidente Chávez, durante os últimso dez anos, de aproximadamente 62,5%.

Fonte: ABN/Site O Vermelho.

Nenhum comentário: