terça-feira, 24 de março de 2009

SIMON E PADILHA. POSSO OU DEVO?

Sérgio Antônio Bortolini

As denúncias de Isto é contra Padilha, geraram as seguintes declarações de Simon, no Correio do Povo 23/03/2009 página 2.

`O que eu posso dizer é que as denúncias devem ser apuradas para dizer o que é e o que não é. Hoje o foro privilegiado serve apenas para não se julgar. Os homens públicos devem ser julgados por primeiro`

Uma pérola! Pela sua concisão. Não digo rara, porque Simon se repete quando cobrado. Não há paixão, não há foco, as frases são evasivas e tangenciais. Só há ardor e sangue quando ele ataca. De qualquer forma, esta frase é a comprovação do meu e-mail da semana passada.

Achei nas entrelinhas, naquilo que ele pensa, mais conteúdo do que nas linhas.Vejamos:

O que eu posso dizer...., significa eu não sei, não fiz e não faço questão de saber.Não é minha função nem do PMDB saber como agem nossos deputados e senadores. Sobre isto, eu quero falar o mínimo.
....as denúncias devem ser apuradas, significa outros verificarão. Eu e o PMDB estamos fora.
.....foro privilegiado ,.....julgados por primeiro significa os outros, no caso, é o Judiciário. Até que se conclua o processo tudo ficará como está. O PMDB aguardará. O tempo trabalhará por nós. Como sempre ocorre, ao final a maioria das pessoas se esquecerá de tudo.

Um resumo das entrelinhas seria.

Isto não é tão grave. Eu não sou responsável. Eu não devo explicações. idem , idem o PMDB

Assim pensa e fala o esteio da ética na política e o maior partido brasileiro !
Se as linhas ( com o posso) não merecem criticadas, as entrelinhas (com o devo) são inaceitáveis pela omissão que encerram. Mas, é pelo conjunto das duas, pelo dito e pelo não dito, que Simon e o PMDB convivem e ambos chegaram onde estão.
Pode haver no PT pessoas enroladas com o Judiciário, mas não há no PT comportamento similar ao do Simon, em posições de destaque.

Por isto a grande distância do PT da vala comum em que estão todos os demais partidos. Pode o PT ter perdido a virgindade. Com alguma freqüência ouço isto, mas o PT não é uma garota de progarma. Não há a menor chance de que isto venha a ocorrer. Não temos Simon.

Nenhum comentário: