sábado, 28 de março de 2009

BOLÍVIA - ONU denuncia separatistas em Pando por massacre de camponeses bolivianos.

Relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na Bolívia denuncia o massacre cometido em 11 de setembro do ano passado pelos separatistas de Pando contra camponeses que se dirigiam a um encontro a ser realizado na região em defesa da unidade do país.
“O massacre de camponeses é uma grave violação aos direitos humanos que teria sido cometida por pessoal do Governo de Pando, funcionários do serviço rodoviário, membros do Comitê Cívico de Pando e outros partidários”, disse Racicot.
Segundo Racicot, “houve um ataque frontal com uso de armas letais de forma indiscriminada e unilateral, e os camponeses não tiveram outra opção do que se tentar salvar como pudessem”.
Em dezembro do ano passado, investigação realizada por representantes do Brasil, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador e Peru apontam governador de Pando e outros golpistas como responsáveis pelo assassinato de vinte camponeses.
“Existe responsabilidade das autoridades. A justiça boliviana deve investigar os integrantes do governo a começar pelo ex-prefeito de Pando, Leopoldo Fernández”, declarou o argentino Rodolfo Mattarollo, subsecretário de Direitos Humanos da Argentina, e coordenador da “Comissão da Verdade” constituida pela Unasul, que investigou a chacina de Pando.
No massacre de 11 de setembro foram assassinados 20 camponeses, com mais 70 feridos e uma centena de desaparecidos, como assinala o informe promovido com a participação de nove representantes de países que integram a Unasul. O coordenador qualificou os acontecimentos como “crime de lesa humanidade”.
As investigações apontam o governador de Pando, Leopoldo Fernandez, como o que comandou o bando de pistolei-ros. Ele teve sua prisão decretada pelo governo e está detido em La Paz à espera de julgamento.
Fonte:Blog O Velho Comunista.

Nenhum comentário: