terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SAÚDE - Como fazer um chá de folhas de graviola

Carlinhos Medeiros

Vou ensinar como desidratar e preparar o chá da folha da graviola.

Outro dia recebi um email de um médico amigo meu, anestesista e professor de português, contendo um artigo de um médico naturalista falando sobre os vários benefícios do chá da folha da graviola, inclusive como um potente inibidor de células cancerígenas, entre mil e outras coisas.

Depois eu estive nas buscas do Google (sou viciado em buscas do Google) para ver quantos links apontavam para o título do artigo, e descobri que já são 6.410 links, a maioria com a mesma história, postado em vários blogues e fóruns, promovendo um grande debate sobre o assunto.

Uns dizem que tudo não passa de um spam de alguém interessado em vender o extrato da erva, outros dão testemunhos de cura, por fim, encetada à pendenga, ninguém ensinou como fazer o bendito chá.

Eu parto da seguinte primícia, de que todos os remédios alopáticos da medicina ocidental são desenvolvidos à base de elementos naturais extraídos, em sua maioria, dos nossos conhecidos vegetais.

Outra coisa que não devemos esquecer, e aí vamos tocar num assunto muito perigoso e delicado, são os cartéis das indústrias químicas e farmacêuticas que não estão nenhum pouco interessadas em descobertas que possam ameaçar os lucros estratosféricos que as mazelas do mundo lhes auferem diariamente.

Em todo caso, ante de ensinar como processar as folhas para fazer o chá, vou deixar um vídeo aqui com uma matéria exibida no Globo Repórter, com depoimentos de pessoas que foram beneficiadas com a erva, e um artigo acadêmico aqui, que tira todas as dúvidas sobre a planta.

Para desidratar as folhas da graviola, em qualquer quantidade, faça o seguinte:
Colha as folhas mais tenras e deixe-as ao sol, de preferência na parte da manhã, entre 9 e10 horas, com o cuidado de não deixá-las queimar.

Quando estiverem enrolando, tire-as do sol, coloque-as em uma travessa de alumínio e leve-as ao forno previamente aquecido, por cinco minutos.

Vale lembrar que antes de tudo você deverá deixar o forno ligado durante 5 minutos em fogo alto, e na hora de colocar as folhas deverá baixar a chave para fogo brando.

Cinco minutinhos depois, verifique com a ponta de um garfo se estão desidratadas, estalando. Apague o fogo e deixe-as descansar no calor.

Após esfriar, pegue as folhas e triture-as com as mãos, depois acondicione em uma vasilha de vidro.

Preparação do chá: Ponha um litro de água para ferver, quando levantar fervura, apague o fogo e despeje uma colher das de sopa rasa de folha e deixe em infusão até esfriar.

Você poderá utilizar as folhas verdes, recém colhidas também. Ponha um litro de água para ferver com cinco folhas tenras da graviola. Depois de levantar fervura deixe-as cozer por cinco minutos. Apague o fogo, deixe esfriar e tome em pequenas porções, tipo meia xícara três vezes ao dia.

Espero ter ajudado a um monte de gente que ficou sem resposta sobre como fazer o chá da folha da graviola, e quebrado as indústrias farmacêuticas e as boticas oportunistas, pois graviola nasce até em monturos aqui do nordeste.

Abraços
Fonte:Bodega Cultural

27 comentários:

Anônimo disse...

ob me ajudou a esclarecer minhas duvidas com alguém sobre o chá da graviola agora estou mas segura, desde já agradeço...

ivanise silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
caetano r. filho disse...

Em seu texto sobre o chá da folha de graviola, você disse que estaria deixando um vídeo do globo repórter e um artigo acadêmico sobre o assunto, mas não encontrei. Pode me ajudar?

h4ck3rm4m disse...

Video Globo reporter Sobre a Graviola.
www.youtube.com/watch?v=u7Z6cEUshDQ

Ana lucia tenorio de melo disse...

madatedemim ajudou muito que eu tenho graviola pratada no meu quintal

Anônimo disse...

TENHO PLANTADO EM MEU SÍTIO VÁRIOS PÉS DE GRAVIOLA , USO O CHÁ FREQUENTEMENTE , MAS EU NÃO SECO AS FOLHAS PRA ISSO NÃO , EU COLHO LAVO BEM LAVADINHAS E COLOCO NO FOGO QUANDO LEVANTA FERVURA EU DESLIGO O FOGO , QUERIA SABER SE FAZENDO ASSIM PERCO AS PRIORIDADES DO CHÁ , E PQ TENHO Q DESIDRATAR AS FOLHAS PRA FAZER CHÁ ? DESDE JÁ AGRADEÇO A RESPOSTA ...

Anônimo disse...

Não só a graviola , mas o óleo da cannabis curam o cancêr!Se vocês esperam ver a globo fazendo reporyagem de graviola de novo esqueçam! Obrigado pelo modo de se fazer o chá.

luiz câmara disse...

me responda? o que é monturos?? e como eu consigo folhas de graviola e o suco. favor me responder meu e-mail: luizantoniocamara@hotmail.com
Obrigado

Anônimo disse...

Sua explanação sob com fazer o chá da graviola ficou muito boa.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quantos dias o chá pode ficar na geladeira. Pode tomar gelado ou tem que esquentar um pouco?
Obrigada.

Djalmo da Silva disse...

Eu tenho dois pés de graviola aqui no meu terreno e dão frutos grandes todos os anos.

Anônimo disse...

Obrigado por todas informaçoes

C J Carlos José disse...

E por quanto tempo deve-se consumir o chá para se ter resultado de cura?

Anônimo disse...

Tenho varios pés de graviola plantados em minha chácara,vou começar a usar hoje mesmo.Obrigada.

Anônimo disse...

Oi como eu consumo a graviola... posso usar como suco comer como fruta normal quanto tempo pode deixar na geladeira

Tião Dantas disse...

JÁ SAÃO 5 ANOS QUE UTILIZO O CHÁ DA FOLHA DA GRAVIOLA. NO INCICIO ERA PARA PERDER PESO, ATUALEMNTE PARA PREVENIR CONTRA DOENÇAS MALÍGNAS, PRINCIPALMENTE CANCER DE PRÓSTATA.COMO EM MINHA REGIÃO TEM MUITOS ÉS DE GRAVIOLA, RESOLVI COLCAR À DISPOSIÇÃO DAQUELAS PESSOAS (SUL E SUDESTE) QUE NÃO ENCONTRAM A PRECIOSA FOLHA, COBRANDO APEBAS O TRABALHO DO PESSOAS PARA SAIR A CATA DAS FOLHA E O ENVIO PELO CORREIO. SE VOCÊ TIVER INTERESSADO EM ADQUIRIR FOLHAS DESIDRATADAS, PRONTAS PARA FAZER O CHÁ E EMBALADAS À VACUO, ENTRE EM CONTATO POR EMAI: dantasgraviola@bol.com.br MAIS DETALHES ACESSE O BLOG: folhadegraviola.zip.net

Tião Dantas disse...

JÁ SÃO 5 ANOS QUE UTILIZO O CHÁ DA FOLHA DA GRAVIOLA. NO INCIO ERA PARA PERDER PESO, ATUALMENTE PARA PREVENIR CONTRA DOENÇAS MALÍGNAS, PRINCIPALMENTE CANCER DE PRÓSTATA.COMO EM MINHA REGIÃO TEM MUITOS PÉS DE GRAVIOLA, RESOLVI COLOCAR À DISPOSIÇÃO DAQUELAS PESSOAS (SUL E SUDESTE) QUE NÃO ENCONTRAM A PRECIOSA FOLHA EM SUA REGIÃO, COBRANDO APEBAS O TRABALHO DO PESSOAL PARA SAIR A CATA DAS FOLHA E O ENVIO PELO CORREIO. SE VOCÊ TIVER INTERESSADO EM ADQUIRIR FOLHAS DESIDRATADAS, PRONTAS PARA FAZER O CHÁ E EMBALADAS À VACUO, ENTRE EM CONTATO POR EMAIL: dantasgraviola@bol.com.br MAIS DETALHES ACESSE O BLOG: folhadegraviola.zip.net

Meire Pérola disse...

Muito bom me ajudou muito.

Unknown disse...

Olá??? Ótima matéria,parabéns!!!, mas tenho uma dúvida se posso acrescentar também a salsicha no chá da graviola??? Obrigado!!!

Unknown disse...

Oi bom dia quanto tempo posso fazer o uso do chá?

Gabriela disse...

Você deve tomar o chá na hora, não deve guarda-lo na geladeira, e nem esperar muito pra toma-lo. Preparou, tomou.

Gabriela disse...

Você deve tomar o chá na hora, não deve guarda-lo na geladeira, e nem esperar muito pra toma-lo. Preparou, tomou.

Sebastiao Carvalho disse...

Por quanto tempo devo tomar tomar ó chá de graviola

Anônimo disse...

Meu esposo tem leucemia e ja começou a tomar o chá de graviola

Unknown disse...

Tem um horário melhor para se tomar o chá ??

vera lucia disse...

Tem um horário melhor para se tomar o chá ??

Elvis Beatbox disse...

Eu não tenho câncer mais eu bebo todos os dias mais eu gostaria de uma resposta correta se agente pode tomar até quando!