domingo, 23 de novembro de 2008

SAÚDE DAS CRIANÇAS - Crianças obesas podem ter a idade vascular de uma pessoa com 45 anos.

Uma matéria publicada no new york times sugere que crianças que estão acima do peso ou possuem alto colesterol apresentam sinais precoces de doenças cardíacas.

Um estudo feito pela Dra. Geetha Raghuveer professora do departamento de pediatria da Universidade do Missouri que foi apresentado no “American Heart Association” mostra que as artérias de crianças e adolescentes que são obesos ou que possuem um alto colesterol são similares as artérias de uma pessoa com 45 anos de idade.

O estudo ainda não foi publicado e apesar da amostra ter sido pequena com apenas 70 crianças de 6 a 19 anos, muitos especialistas consideraram que os métodos e os parâmetros utilizados para a pesquisa são cientificamente aprovados.

De acordo com a Dra. Raghuveer isto é um alerta vermelho, para o Dr. David Ludwig professor do departamento de pediatria da Universidade Harvard, com este estudo podemos concluir que a obesidade e suas complicações podem resultar em doenças cardiovasculares tornando-se uma doença pediátrica.

Se o seu filho(a) é obeso ou tem um alto colesterol agora é o momento de começar a fazer mudanças no estilo de vida deles pois o processo pode ser revertido de acordo com a Dra. Raghuveer:

Apesar das artérias destas crianças apresentarem as fases iniciais da arteriosclerose, elas não estão endurecidas ou calcificadas, realmente não são avançadas. Pode haver uma oportunidade para implementar alterações estilo de vida, seja o exercício, seja dieta, ou talvez até mesmo medicamentos. Talvez esta condição possa ser revertida.

Mas não pense que este é um problema só dos Estados Unidos. De acordo com esta matéria que publicamos em 5/7/2008 O Brasil pode alcançar os EUA na obesidade infantil
Fonte: the new york times/Blog da Saúde.

Um comentário:

John Cutrim JP disse...

Olá meu caro e estimado colega jornalista do blogue DE UM SEM-MÍDIA tudo bem com você? Antes de mais nada, queria deixar a você os meus parabéns pelo sucesso insólito alcançado por seu blogue.

Acompanho-o todos os dias daqui de São Luís do Maranhão onde seu blogue já se tornou uma ferramenta imprescindível de informação tanto pra mim quanto para todos os leitores que queiram manter-se informados.

Destarte, queria pedir a você caro amigo que viesse em sua página dá uma singela colaboração no sentido de divulgar os nossos Blogs JP, ou seja, os novos blogues do Jornal Pequeno onde me incluo com o meu. O jornalista Lourival Bogéa é o Diretor Geral do Jornal Pequeno há cerca de 25 anos em substituição ao seu pai Ribamar Bogéa.

O Jornal Pequeno desde sua fundação tem o papel de guardião dos verdadeiros interesses do povo maranhense. Não dos interesses que tentam induzir o povo a acreditar, mas dos reais e cristalinos interesses dessa coletividade consciente, que confia no Jornal Pequeno porque sabe que pode contar com ele na hora que realmente precisa.

Nesse sentido, o JP online com o escopo de alcançar os seus leitores virtuais acaba de lançar mais um projeto inovador: formou uma respeitada e excelente equipe de blogueiros de credibilidade no estado para compor o portal do jornal (Jornal Pequeno) na internet, todos comprometidos em divulgar notícias com conteúdo independente voltado sempre e principalmente a serviço da opinião pública.

Portanto meu caro amigo peço encarecidamente, se possível, a colaboração de sua senhoria na divulgação de nossos blogues JP recomendando-os como sugestão de leitura aos seus leitores como também incluindo o link destes (linkando) como favoritos de seu blogue, tamanha a expressiva audiência e repercussão do seu blogue.

Vamos praticar a política de boa vizinhança na blogosfera, ou seja, um ajudando a divulgar da melhor forma possível o blogue do outro. Assim dessa forma ficaria imensamente grato. Desde já externo meus agradecimentos! Um grande abraço e conto com você!

Blogue do John Cutrim JP http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim/

Atenciosamente John Cutrim http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim/

Jornal Pequeno http://www.jornalpequeno.com.br/

E-mail: johncutrim@jornalpequeno.com.br