sábado, 29 de novembro de 2008

IGREJA CATÓLICA - Primeira beatificação da história de Cuba.

O presidente cubano, Raúl Castro, assistiu neste sábado (29) à primeira cerimônia de beatificação na ilha, dando um novo impulso à melhora das relações entre Igreja e governo após décadas de desconfiança mútua. O beatificado foi o padre José Olallo Valdés (1820-1889).

A missa foi presidida pelo enviado do papa Bento 16, o cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos. Cerca de 5 mil pessoas, segundo números preliminares, participaram da cerimônia, em uma praça de Camaguey, a 530 quilômetros de Havana.

Raúl Castro apareceu na primeira fila, vestindo um traje escuro. A beatificação foi a primeira cerimônia católica da qual Raúl participou como presidente — cargo que ocupa desde fevereiro de 2008, quando substituiu seu irmão Fidel Castro.

Ele estava acompanhado pelo vice-presidente do Conselho de Estado, Esteban Lazo, e por Caridad Diego, chefe do Escritório de Assuntos Religiosos do Comitê Central do Partido Comunista Cubano. Além de José Saraiva Martins, celebraram a cerimônia o cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, Juan García Rodríguez, o arcebispo de Camaguey e todos os bispos e Cuba, assim como o monsenhor Felipe Estevez, bispo auxiliar de Miami.

Foi a primeira beatificação em mais de 500 anos de catolicismo em Cuba. A Igreja Católica calcula que 60% dos 11 milhões de cubanos foram batizados, apesar dos momentos difíceis na relação com o governo socialista no passado.

A situação começou a mudar em 1992, quando Cuba eliminou a definição de Estado "ateu" de sua Constituição, que hoje garante a liberdade religiosa. Em 1998, o João Paulo 2º visitou o país.

O beato

O padre José Olallo Valdés (1820-1889) é o primeiro beato 100% cubano. Em 2007, o papa beatificou outro padre nascido na ilha — mas que cresceu e morreu na Espanha. Ollalo ficou conhecido em Cuba por cuidar dos feridos da Guerra da Independência contra a coroa espanhola.

A fama de santidade do padre aumentou, após a sua morte, entre as pessoas da cidade de Camaguey. Eles atribuíam à sua intervenção a obtenção ininterrupta de graças e auxílio. O processo de beatificação de Ollalo foi aberto em 1990. Em março de 2008, o Bento 16 reconheceu como verdadeiro milagre a cura de uma menina de 3 anos.
Fonte:Site O Vermelho.

Nenhum comentário: