terça-feira, 23 de setembro de 2008

SAÚDE - Misturar café com leite diminui absorção de cálcio.

Atente às combinações desfavoráveis à sua saúde e aposta nas duplas certas.

Ao montar os pratos das suas refeições, você combina os alimentos que mais agradam seu paladar, pensando também nos valores nutricionais na hora da escolha. Algumas combinações comuns na mesa dos brasileiros, porém, podem fazer com que os alimentos percam determinadas propriedades. Resultado: a absorção de minerais e vitaminas é prejudicada. (Dieta das brasileiras é pobre a ponto de pôr a saúde em risco).

Quem faz o alerta é a nutricionista funcional, Daniela Jobst. O famoso café com leite é um exemplo de junção que não funciona bem em termos nutricionais. A cafeína acaba diminuindo a absorção de cálcio, ferro e vitamina C contidos no leite . (Monte um banquete de nutrientes no café-da-manhã).
O hábito de tomar um cafezinho depois das refeições também não é recomendado. O motivo é o mesmo: a cafeína impede a total absorção de ferro e vitamina C colocados no prato.
Apesar de nutritivo, o espinafre também interfere na absorção do
cálcio fornecido por outros participantes da salada, como brócolis e repolho. Daniela aconselha a dosar o consumo de espinafre quando misturado com outros ingredientes, ou melhor ainda, consumi-lo em porções individuais. (Você erra no cardápio e seu corpo sofre os efeitos).

Falando em combinações de alimentos não muito favoráveis à saúde, a polêmica união entre manga e leite vem à mente. Fique tranqüilo se quiser saborear os dois alimentos juntos, pois eles não são nada ameaçadores. A nutricionista afirma que a idéia não passa de mito. Provavelmente, a conclusão errônea de que manga com leite faz mal deve ter surgido pelo fato de a bebida e a fruta serem alimentos de difícil digestão , desmistifica ela. O mesmo mito ronda a melancia e o leite, mas, apesar da fama, eles não endurecem o estômago , completa. (100 dúvidas esclarecidas sobre alimentação).
Ainda falando de frutas, a especialista ressalta que usar açúcar ou adoçantes artificiais para deixar sucos naturais mais doces não é aconselhável. Segundo ela, nenhum dos dois interfere na oferta de vitaminas e minerais das frutas. Mas outros motivos fazem o boicote ser necessário.
O açúcar, além de somar muitas calorias à bebida, não fornece nutrientes importantes ao organismo. Já os adoçantes artificiais, cita Daniela, são suspeitos de causar câncer e são produtos industrializados inflamatórios. Qualquer processo inflamatório acumula gordura , alerta quem recorre aos adoçantes para emagrecer. (Saiba mais sobre os adoçantes artificiais ).

Inclua combinações certeiras no prato
Ficar de olho nas duplas desfavoráveis à obtenção dos nutrientes pode ser aliado a outro hábito saudável: lançar mão de combinações do bem. No primeiro lugar da lista, a nutricionista funcional lembra do trivial feijão com arroz. Os dois ingredientes típicos da nossa alimentação possuem aminoácidos. Juntos, eles formam proteínas importantes ao organismo.

Além disso, os minerais e vitaminas fornecidos por eles são ótimos para o funcionamento do intestino e equilíbrio do metabolismo. Se puder trocar o arroz branco pelo integral, as fibras garantem mais benefícios ainda , incentiva Daniela. (Informação saudável emagrece).

Já a saborosa feijoada se destaca quando conta com a participação da laranja. A fruta cítrica ajuda na digestão das proteínas e, por ser ácida, diminui o pH do estômago. Tudo isso favorece a quebra dos alimentos em partículas e facilita assim, a digestão e absorção dos nutrientes.

Outra ajuda dada pelas frutas cítricas é na absorção do ferro obtido pelas fontes vegetais. Para que elas entrem em ação, a especialista recomenda que a ingestão da fruta escolhida seja feita logo após a refeição, como sobremesa. Caso você prefira consumir a fruta em forma de suco, beba antes de começar o prato para não diluir o suco gástrico e dificultar a digestão . (Explore as frutas e todas as suas variações).

Azeite combinado com manjericão é mais um truque revelado pela nutricionista funcional. Segundo ela, o azeite é capaz de potencializar os nutrientes da erva, intensificando seus efeitos antiinflamatórios e prevenindo doenças crônicas.

Nenhum comentário: