quarta-feira, 27 de agosto de 2008

RAPOSA SERRA DO SOL- Um dia decisivo.

blog do Sérgio Besserman.

Hoje o STF tomará uma decisão histórica e confesso uma expectativa emocionada. A decisão sobre se Raposa Serra do Sol deve ser uma reserva contínua ou deve ter sua demarcação revista afetará muito mais do que Roraima, diz respeito à segurança juridica de todas as demais demarcações de terras indígenas e marcará nosso futuro como civilização.

Esse espaço não é suficiente e, portanto, adequado, para uma discussão dos muitos aspectos e conflitos envolvidos. Devo esclarecer, contudo, que não há um único argumento favorável à repartição em ilhas das terras de Raposa Serra do Sol que me sensibilize mínimamente.

Os argumentos de ordem economica e jurídica me parecem extremamente frágeis e a maioria desprovida até de respeito à inteligencia alheia ou à matemática elementar. Em economia, achar que o valor da pequeníssima produção de arroz dos grileiros locais possa ser comparado ao impacto da decisão no valor da marca 'Brasil' no mundo chega a ser rísivel.

No plano jurídico, questionar a posteriori aspectos da forma como as reservas indígenas tem suas terras demarcadas e com isso simultâneamente se colocar em defesa do direito de grilagem, ou seja da ocupação sem qualquer base formal é uma contradição em seus próprios termos. Acrescente-se que no caso em questão, a grilagem ocorreu após a demarcação, ou seja, numa ofensa direta ao Estado brasileiro.

Mas um dos argumentos interessa mais, por dizer respeito aos debates recém inaugurados nesse nem sempre tão formal blog : o enredo que "colou" politicamente (espero que não sensibilize à Suprema Corte) é uma bobagem, uma suposta ameaça à soberania nacional.

O território da reserva só é brasileiro por causa dos indigenas, é mais brasileiro do que nunca, inclusive para ação do exército nacional, em terras públicas como são as reservas e arrozeiro nenhum é mais brasileiro do que os indígenas. Há racismo nesse argumento.

Já tive há pouco ( nesse blog 01/07/2008 ) a oportunidade de citar Samuel Johnson: "O patriotismo é o último refúgio dos canalhas". Aproveito para acrescentar: e um dos primeiros refúgios da ignorância. Patriotismo ajudou o mundo a se livrar do nazismo, é verdade, mas tambem é a essência do próprio, o nacional-socialismo.

Impressionou-me como o argumento sensibilizou tanta gente, em como sempre há quem creia em mapas na internet com uma "nação independente Yanomani", em complôs de ONGs em territórios de grileiros e pistoleiros. Tribo ou Humanidade ? O que constrói mais o Brasil que queremos no futuro e o respeito ao Brasil no mundo, Raposa Serra do Sol ou raposas com a Serra do Sol ?
Fonte:Blog do Alê.

Nenhum comentário: