quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PETRÓLEO - Novas regras do pré-sal não podem prejudicar Petrobrás.

Novas regras do pré-sal não podem prejudicar Petrobras, diz 'Economist'

Plataforma P-51.

Revista afirma que é perigoso reescrever regras de exploração
O governo brasileiro deveria garantir que uma mudança nas regras de exploração de petróleo não prejudique a Petrobras, diz uma reportagem da edição desta semana da revista britânica The Economist.

A publicação afirma que justamente em um momento em que a Petrobras atingiu a prosperidade, o governo brasileiro avalia a criação de uma nova empresa de petróleo, totalmente controlada pelo Estado, para maximizar seu lucro com os novos campos (na camada pré-sal).

Segundo a Economist, há "diversos perigos em reescrever completamente as regras".

"Embora a Petrobras, que é sujeita às regras de mercado, seja relativamente enxuta, qualquer nova companhia estatal poderá rapidamente ficar inchada por indicações políticas", afirma a reportagem.

"Além disso, o governo pode ficar tentado a revisar contratos existentes, o que seria ruim para a confiança e desastroso para a Petrobras e seus parceiros."

"Deixar de fora os acionistas estrangeiros da Petrobras pode afugentar os investidores estrangeiros do Brasil como um todo", continua a revista.

De acordo com a reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostaria de investir a maior parte do dinheiro obtido com o petróleo em educação, um setor "mal-administrado" no Brasil e que precisa de reformas antes de ser irrigado com dinheiro.

"No entanto, antes de se adiantar, o governo deve primeiro assegurar que isso não vai prejudicar a companhia que encontrou o tesouro em primeiro lugar", diz a revista.

Nenhum comentário: