segunda-feira, 21 de julho de 2008

AGROECOLOGIA - Encontro no Paraná.


Em sua 7ª edição, Jornada de Agroecologia no Paraná mostra que há alternativas viáveis ao agronegócio. Encontro segue até sábado (26) em Cascavel, região Oeste do Estado. Entre as atrações, está Aleida Guevara, filha do líder revolucionário Che Guevara.

Porto Alegre (RS) - Camponeses de todo o Brasil e de países vizinhos, como o Paraguai e a Argentina, debatem a partir desta quarta-feira (23) em Cascavel, na região Oeste do Paraná, a importância da Agroecologia como alternativa ao modelo de produção do agronegócio. Reforma agrária, concentração da terra, alto preço dos alimentos e a viabilidade de outros modelos de agricultura que não utilizam agrotóxico são temas presentes nesta sétima edição da Jornada de Agroecologia.
O integrante da Via Campesina do Paraná e membro da comissão organizadora, Celso Barbosa, relata que neste ano, o encontro irá priorizar as experiências práticas e a produção que os agricultores já têm. Nesse sentido, estão previstas 45 oficinas em que agricultores, entidades populares e movimentos sociais contam e mostram suas experiências.

"Essa jornada tem uma diferença das outras, ela vai contar as experiências dos camponeses. A idéia é de que nesse encontro o agricultor, que participou dos debates das outras seis edições, mostre o que já faz com a Agroecologia, cuidando da terra sem utilizar agrotóxico e sem transgênico", afirma.

Para Barbosa, a Jornada de Agroecologia consegue, ao mesmo tempo, refletir a produção agroecológica do Paraná e estimular novas experiências. Em 2007, a produção de alimentos sem agrotóxico atingiu 105 mil toneladas.
O coordenador ainda destaca que o encontro tem a simbologia de ocorrer, pela quarta vez, na cidade de Cascavel, região estruturada em grandes propriedades e no agronegócio e marcada pela violência em relação à disputa pela terra.
"O apoio nosso aqui é muito grande. O latifúndio, que aqui é muito avançado, nós compreendemos que devemos mostrar à sociedade de Cascavel a importância de discutir também meios de produção saudáveis à população", argumenta.
A programação conta com palestras com a pesquisadora do grupo ETC do México, Sílvia Ribeiro; o professor e engenheiro agrônomo Horácio Martins de Carvalho; e com o coordenador nacional do Movimento Sem Terra, João Pedro Stédile. Aleida Guevara, filha do líder revolucionário argentino Che Guevara, encerra o encontro no sábado, quando também ocorre a troca de sementes crioulas.
A 7ª Jornada de Agroecologia acontece na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel. A inscrição é gratuita.

Nenhum comentário: