segunda-feira, 23 de junho de 2008

POLÍTICA - Uma onda vermelha e roxa .


Uma onda vermelha e roxa pode ser o grande dado destas eleições. Explico: candidaturas de partidos mais à esquerda da base de Lula estão despontando entre as favoritas em várias cidades e, em muitas, mulheres estão à frente dessas chapas.

Isso por enquanto é uma tese, para comprová-la (ou não) preciso da ajuda de vocês.

Em confirmando-a, pretendo publicar o texto que pode ser nossa primeira iniciativa de jornalismo colaborativo na edição impressa da Revista Fórum. Darei o crédito a todos os que contribuírem e permitirem.

Comecemos por São Paulo, aqui a tese se confirma de forma dupla. Ao que parece Marta Suplicy sairá candidata com o apoio do PSB, PCdoB e PDT. E deve ter como vice-prefeito o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo. Essa aliança só está sendo possível porque Marta perdeu o apoio do PMDB. Aliás, o estremecimento do acordo PT e PMDB e a reaproximação do primeiro com o chamado Bloco de Esquerda é algo que já são favas contadas nestas eleições municipais. Algo, aliás, que cria um fato novo para 2010. Quem ousaria dizer que Ciro Gomes não pode vir a ser vice de uma candidata como Dilma ou vice-versa.

Mas, retomando a análise que nos interesse, é quase igual a zero a chance de Marta no mínimo não ir ao segundo turno em São Paulo. Sua vitória é outros quinhentos, mas é inegável que suas chances têm aumentado quanto mais o racha da ponte que pode unir Kassab e Alckmin no segundo turno se amplia. E a tendência é que ele se amplie cada vez mais.

No Rio de Janeiro, por insistência da maior parte do petismo de lá, o acordo mais amplo da base à esquerda do governo Lula parece que não vai vingar. Se vingasse, repetiria a onda vermelha e roxa. A comunista Jandira Feghali está em segundo lugar nas pesquisas, perdendo apenas para o senador Marcelo Crivella. Sua dificuldade é tempo de TV, o que PT poderia oferecer. Sem isso, não vai ser fácil chegar ao segundo turno, já que Fernando Gabeira, que sai pelo PV com o apoio partidário do PPS e do PSDB, também parece contar com o apoio das Organizações Globo, da Abril e dos outros jornalões. Não é pouca coisa. Mas se conseguir superar essa dificuldade inicial, tem grandes chances de vencer Crivella na etapa final. Até porque, nesse caso, vai ter até o apoio das Organizações Globo.

Mesmo São Paulo e Rio sendo as duas maiores cidades do Brasil, onde a onda vermelha e roxa está mais forte é em Porto Alegre. Na capital gaúcha, três mulheres vão pra disputa com chances de ir para o segundo turno. Maria do Rosário (PT), Luciana Genro (PSol) e Manuela D´Avila (PCdoB). As previsões são de que apenas uma delas passe para o segundo turno para enfrentar o atual prefeito José Fogaça, que se elegeu pelo PPS e está no PMDB. Este blogue, no entanto, não se surpreenderia se o segundo turno da capital gaúcha tivesse duas mulheres de esquerda na fase final.

Sei de outros lugares onde mulheres de partido de esquerda disputam com chances as eleições, mas passo a bola para vocês. Tragam suas informações.

Fonte: Blog do Rovai.

Nenhum comentário: