sexta-feira, 27 de junho de 2008

MÍDIA - Guerra Globo x Record.

A TV Globo enviou hoje (26) uma notificação para a TV Record sobre uma possível ação de espionagem, informa um comunicado da Central Globo de Comunicação.

Segundo o informe, “um funcionário da Globo foi desligado da empresa por ter divulgado”, por meio de seu e-mail corporativo, “informações sigilosas” da emissora carioca.

Confira o comunicado na íntegra:

“A TV Globo enviou hoje notificação para a TV Record sobre uma possível ação de concorrência desleal.

Um funcionário da TV Globo foi desligado hoje da empresa por ter divulgado, através de seu e-mail corporativo, informações sigilosas desta emissora.

Diversas informações confidenciais, tanto de natureza comercial quanto estratégica, tais como a lista de fornecedores, foram repassadas para um funcionário da TV Record.

Como o uso de segredos comerciais e estratégicos pode causar grandes prejuízos a qualquer empresa, a TV Globo informou à TV Record de que tomou conhecimento do fato, que pode configurar inclusive um ilícito criminal, e de que está estudando as medidas legais cabíveis.

Central Globo de Comunicação
Rio de Janeiro, 26 de junho de 2008″

Globo se precipita e passa “recibo”, diz Record sobre suposto espião

A Record rebateu o comunicado da TV Globo divulgado hoje (26) sobre um suposto espião que passava informações confidenciais da emissora carioca para um funcionário da concorrente.

Segundo a Record, a Globo tomou uma atitude “precipitada” e “passou um recibo oficial” sobre sua preocupação com o crescimento da emissora de Edir Macedo.

Nesta quinta-feira (26), a Central Globo de Comunicação enviou uma notificação extrajudicial para a Record sobre uma possível ação de espionagem do canal. A Globo divulgou uma nota oficial para a imprensa revelando o episódio, sem informar a identidade do suposto espião.

Segundo o informe da Globo, um de seus funcionários “foi desligado da empresa por ter divulgado”, por meio de seu e-mail corporativo, “informações sigilosas” da emissora carioca. A Folha Online apurou que o profissional demitido trabalhava na área industrial de confecção de figurinos e cenários para novelas da Globo.

Atualmente, os dois canais travam sucessivas batalhas pela audiência. Desde a conquista da vice-liderança, a Record reforça sua programação e seu elenco de artistas e técnicos visando destronar a Globo.

Os complexos de estúdios das duas emissoras (Projac e Recnov) ficam próximos, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio). O Projac (Projeto Jacarepaguá), centro de produção da Globo, tem 1,65 milhão de m2 e 6.000 funcionários. O da Record chama-se RecNov (Record Novelas), tem 200 mil m2 e 2.000 funcionários –e já chegou a ser apelidado pejorativamente de “projeca”.

Comunicado
Leia a resposta da Record ao comunicado da Globo na íntegra.

“Em resposta ao comunicado enviado pela TV Globo à imprensa, é importante esclarecer que:

1. Até o presente momento a Record não foi notificada e desconhece o teor do documento;
2. A Record não pode ser responsabilizada pela “suposta” atitude de um funcionário da TV Globo, que por sua conta e risco, teria enviado um e-mail para um “suposto” profissional desta emissora;
3. Ao expor uma situação de caráter interno e criar uma “novela” sobre a queda do funcionário, a TV Globo adotou uma atitude precipitada e sem fundamento envolvendo indevidamente o nome da Record;
4. O comunicado enviado à imprensa evidencia que a TV Globo passou um ‘recibo oficial’ sobre a sua preocupação com o crescimento da Record.

São Paulo, 26 de junho de 2008.

Central Record de Comunicação
Rede Record”

Espião atuava na área industrial da Globo
O funcionário da Globo demitido sob suspeita de espionar a emissora para a Record trabalhava na área industrial de confecção de figurinos e cenários para novelas, apurou a Folha Online.

O desligamento do profissional acirrou a disputa entre a Globo e a Record. Pela primeira vez, a emissora do Jardim Botânico torna público um caso de espionagem em seus bastidores.

Nesta quinta-feira (26), a Central Globo de Comunicação divulgou uma nota revelando o episódio, sem informar a identidade do suposto espião. Por enquanto, a Record não se manifestou sobre o caso.

Atualmente, os dois canais travam sucessivas batalhas pela audiência. Desde a conquista da vice-liderança, a Record reforça sua programação e seu elenco de artistas e técnicos visando destronar a Globo.

Uma das críticas à estratégia da Record é o clone das atrações de maior audiência da Globo como novelas, programas de variedades e telejornais. Ex-funcionários da Globo conseguiram maior espaço e visibilidade em produções da Record. Os complexos de estúdios das duas emissoras (Projac e Recnov) também ficam próximos, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio).

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: