quinta-feira, 17 de abril de 2008

PETRÓLEO - Mudança do Marco Regulatório.

Agora que a Petrobrás está descobrindo campos gigantescos de Petróleo, é hora de incentivarmos a campanha que os sindicatos petroleiros estão realizando e que não interessa à grande imprensa entreguista divulgar. É o que eu vou começar a escrever daqui para a frente. Os entreguistas de sempre têm a seu lado a ANP(Agência Nacional do Petróleo), criada pelo FHC na sua sanha de privatizar a Petrobrás. Esta Agência como já escrevi em "posts" anteriores, tem sempre se posicionado contra a Petrobrás e o país. A ANP tem como um de seus diretores, um Sr. chamado Nelson Narciso, oriundo da famosa Halliburton, empresa americana que está espoliando o petróleo do Iraque pós- ocupação. Tal diretor é um dos principais responsáveis pela realização dos leilões instituídos por outro ato de lesa-pátria praticado pelo governo FHC. Trata-se da Lei 9478/97, que permitiu a internacionalização do nosso petróleo e gás, dando direito não só que as sete irmãs que agora são cinco, venham ao nosso país explorar nossas riquesas energéticas nas áreas promissoras mapeadas pela Petrobrás, como também permite que todo o petróleo e gás produzidos sejam exportados. A ANP é incumbida de realizar os leilões e para mim e para os sindicatos, tais licitações são uma continuação do processo de privatizações da era FHC. Portanto, como diz a campanha, temos que repetir: "Leilão é Privatização! Não à Privatização do nosso Petróleo e Gás! Temos que lutar para mudar a Lei acima citada que representa o novo marco regulatório da atividade petrolífera em nosso país, mais uma herança maldita da era FHC.
Depois destas novas descobertas, o governo Lula retirou do próximo leilão, os poços da camada pré-sal, já que deixou de existir o risco exploratório. Nas palavras do Presidente da Petrobrás, a participação das empresas multinacionais nesses leilões "passou a ser como a compra de um bilhete premiado". Como se esperava, os entreguistas de plantão, com o apoio da grande imprensa, já estão se articulando contra tal medida e" cairam de pau" em cima do governo Lula.
Para mostrar a força das multinacionais, o novo diretor da ANP, Sr. Narciso, teria criado limitações absurdas à participação da Petrobrás nas licitações dos blocos vizinhos ao pré-sal. Esta só podia comprar 8,5% da área leiloada. Quer dizer, colocaram a raposa dentro do galinheiro, como já comentei em outro post. Por isso, vou ajudar na luta em defesa da mudança do marco regulatório, no sentido de não permitir a entrega para empresas estrangeiras, das reservas descobertas no pré-sal.

Nenhum comentário: