sábado, 15 de março de 2008

A nossa grande imprensa

A nossa grande imprensa não é só ideològicamente de direita. É também provinciana como possui um espírito de colonizado, face as novas realidades da geopolítica mundial.
Existe no momento, uma verdadeira guerra da informação, envolvendo atores com pêsos desiguais. De um lado, quase que um cartel de informação, formado por grandes conglomerados que envolvem, jornais, revistas, rádios, tvs, quase sempre de uma mesma família, isto ao arrepio da lei,e que defendem quase sempre os mesmos interesses de classe e , do outro lado,vários pequenos e diversos veículos, antigamente chamados de imprensa nanica,que lutam para sobreviver dentro desta situação.É uma guerra assimétrica, que só está sendo lutada, graças principalmente a existência da Internet. Com o advento desta, leitores como eu, passaram não só a ter acesso, "on line" as informações que a grande imprensa omite, pelas mais variadas razões, ou aquelas que são apresentadas como verdades absolutas, ou com pensamento único, ou que são manipuladas ao sabor dos interesses de cada organização.
Podemos agora, tomar conhecimento do que a grande imprensa omite e, o que é mais importante, analisar sob outro prisma e muitas vezes, desmascarar o que é publicado como "verdade" absoluta. É por isso que a grande imprensa está perdendo credibilidade e leitores. Além do mais, seus "formadores de opinião" não estão entendendo e ficam surpreendidos,por exemplo, o porque da alta aceitação do Lula e do seu govêrno, apesar da violenta oposição, na maioria desonesta e parcial que fazem no dia a dia.

2 comentários:

Sergio Telles disse...

Dória, excelente blog, se precisar de uma força, conte com um outro economista, jovem, que também tem idéias semelhantes. Desejo vida longa ao blog e o que precisar de dicas e de idéias, estou a disposição, para debater assuntos também. Linkei seu blog lá no meu, aguardo sua visita.

Unknown disse...

Prezado Dória,
Gostei de conhecer o seu blog. Textos muito bons. Descobri-o hoje por intermédio do blog "Por um novo Brasil". Também inaugurei um blog em janeiro último. É o "democraciapolitica.blogspot.com". Convido-o a visitá-lo. Verá que temos compreensões semelhantes, especialmente sobre a grande mídia brasileira.
Felicidades
Maria Tereza