sexta-feira, 14 de março de 2008

Democratas de Ocasião

Democratas de ocasião
Muito bem escolhidos os críticos da ditadura na Venezuela: Paulo Maluf, Antonio Carlos Magalhães Neto, José Sarney... Realmente, pessoas muito respeitáveis. Os caras não têm nem argumento. Vi trechos da defesa de ACMzinho para a rejeição da Venezuela no Mercosul. Tive vontade de ajudá-lo, de dó.

Finalmente, o governo saiu em defesa aberta da adesão da Venezuela ao Mercosul. A integração da América do Sul é urgente para barrar as investidas americanas e européias por aqui, para salvar a nossa cultura.

Hugo Chávez é falastrão demais para o meu gosto. Mas não vejo nada na Venezuela que se compare à 'democracia americana'. Na Venezuela não tem a prisão de Guantânamo nem a de Abu Gharib, onde presos não têm os mínimos direitos e ainda são humilhados. Alguém já esqueceu das cenas que Bush não conseguiu impedir de serem mostradas?

Na época, não vi nenhum desses nossos 'democratas' atacarem o Bushinho. Quem duvidar da liberdade de imprensa na Venezuela é só ver os jornais venezuelanos na internet. A campanha pelo não no plebiscito está lá, livre.

Quem não leu o artigo do Janio de Freitas de terça-feira deveria ler. Ele diz que a verdadeira corrida armamentista não está na Venezuela, mas no Brasil. O Brasil produz armamentos sofisticados. As indústrias brasileiras de armas estão pressionando para que o governo invista mais para armar melhor as Forças Armadas. Eu prefiro que ampliem o Bolsa-Família.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Nem no Dia da Consciência Negra a nossa querida mídia deu trégua ao Lula. Só mostraram o que não interessa. Ninguém noticiou que o Lula liberou R$ 2 bilhões para os Quilombolas, que abrange 850 mil descendentes de escravos.

Em vez disso, mostraram frases do Lula criticando seu próprio governo. Lá no finzinho das matérias um ou outro informou que Lula pediu que o Movimento Negro chegue a um consenso sobre o Estatuto da Igualdade Racial.

O Movimento Negro não consegue unificar suas lutas. Uns são contra as cotas, outros a favor e por aí vai em vários outros pontos. Informar como funciona esse movimento seria mais útil para o leitor do que mostrar os erros gramaticais de Lula. Conheço jornalista que adora falar dos tais erros de Lula cometendo outros piores.

TUCANOS

Adorei o novo programa dos tucanos. Realmente muito inovador. Os caras perderam mesmo o rumo. Não têm mais proposta para o Brasil que não esteja no Consenso de Washington. Vi pontos lá que dá medo.

Nenhum comentário: